Sustentabilidade

5 maneiras diferentes de se sentir em contato com a natureza

E se ao invés de você ir até a natureza a natureza fosse até você? Que tal respirar ar puro no seu próprio quarto e ter contato com a natureza?

A maioria dos biólogos gostam de estar em contato com a natureza, mas muitas vezes isso se torna um desafio por causa das grandes cidades. E se eu disser que você pode estar em contato com a natureza todo dia sem sair de casa?

Para isso faremos algumas mudanças no seu quarto.

1.Iluminação

É importante que o seu quarto tenha boa iluminação natural, janelas, vidros, telhas transparentes, etc. pois assim além de você estar economizando na conta de energia você poderá colocar plantas no seu quarto e terá ventilação.

2. Cores suaves

Estudos comprovam que as cores tem influencia nos nossos sentimentos através do sentido da visão. Então cores suaves, em tons pasteis deixarão você mais calmo. Azul, amarelo e verde também serão ótimos para o seu ambiente. Essas cores trazem calma, remetem a natureza e ativam a criatividade.

3. Plantas

Se você é bom com jardinagem compre alguns vasos, compre sementes e adubo e plante seu próprio jardim ou sua horta. Dá para ter isso até mesmo em pequenos espaços. Você pode também reciclar materiais como canos de PVC, garrafas PET, pallets, xícaras e vasos.

Você pode também comprar as plantas, se você preferir. De qualquer forma o ambiente vai ficar mais agradável e mais ser muito gratificante ver suas plantinhas crescendo.

4. Sons Naturais

Em lojas de decoração é fácil encontrar fontes de água em miniatura e algumas dá até para você fazer. Elas transmitem calma e quando junta com o resto da decoração você se sente em contato com a natureza. Tente achar as que são feitas de pedras, madeiras ou bambus, o barulho da água batendo nelas é ótimo.

5. Odores

Outro sentido que você pode ativar é o olfato, importante formador de memória. Para isso você pode utilizar incensos com cheiros que lembrem terra ou flores do campo, ou utilizar flores naturais na sua decoração. Existem flores que ficam ótimas em jarros pequenos. Por exemplo a Amor Perfeito, uma flor bonita, fácil de achar, cheirosa e muito fácil de plantar. E o cheiro de terra molhada que já vai ficar sempre que você agoar as plantas, é maravilhoso.

Seguindo essas dicas você vai se sentir em contato com a natureza. Vai sentir o ar mais puro, vai ter mais calma e sua criatividade vai aflorar.

Não se limite só ao seu quarto. Se na sua casa você tiver liberdade de colocar terrários, plantas, horta. Faça! Expanda essa sensação para todos os cômodos e deixe sua criatividade lhe guiar.

Para cuidar das plantas além dos seus conhecimentos de biologia na internet tem vários tutoriais e sempre que houver uma dúvida pode mandar para mim!

Boa sorte!

Sobre o Autor

Beatriz Morais

Beatriz Morais é graduanda em Ciências Biológicas, Diretora do Blog Biologia para Biólogos, Organizadora do CONABio (Congresso Online Nacional de Biologia) e empreendedora digital. À frente do 1º CONABio, Beatriz reuniu 21 grandes expoentes da Biologia em âmbito nacional para palestrar no primeiro congresso online do Brasil direcionado para a carreira do(a) Biólogo(a). Apaixonada desde cedo pela biologia, sentiu uma grande necessidade de ação em prol da carreira do biólogo após entrar na universidade e foi ai que tudo começou. Buscou se informar com os maiores especialistas de cada área, artigos, livros, vídeos, tudo o que podia ajudar a conquistar seu objetivo: mostrar aos biólogos, estudantes e formados, oportunidades de carreira na biologia onde apenas você é responsável pelo seu resultado.