Botânica

Como utilizar o seu celular para fazer a identificação de plantas?

Você gosta de plantas, mas as vezes encontra algumas platinhas que você não reconhece a espécie? Tira uma fotografia, mas mesmo assim as vezes não consegue achar a espécie exata? Eu tenho a solução!

Em 2013 um aplicativo foi lançado na 50° edição do encontro Paris Internacional Agricultura Show.

O Pl@antNet é uma ferramenta para ajudar a identificar plantas com imagens.

Ele é organizado em diferentes bancos de dados. Desenvolvido por um consórcio que envolve cientistas dos CIRAD, INRA, INRIA, IRD e da rede Tele Botânica, em um projeto financiado pela Fundação Agropolis e continua hoje através da iniciativa Floris’Tic, financiada por um programa de investimento de futuro.

O aplicativo proporciona ao biólogo uma maior facilidade na identificação de plantas, agilizando seu trabalho e melhorando a precisão das suas pesquisas. Usando o aplicativo o biólogo terá acesso a um banco de dados botânico de aproximadamente 7.000 espécies de plantas silvestres.

Mas eu aviso, ele não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura.  E funciona ainda melhor se as imagens propostas focalizarem um órgão ou uma parte bem determinada da planta.

Ao utilizar o aplicativo e identificar a planta você irá encontrar o seu nome científico, região do planeta de origem, flor, folha, caule, fruto e ainda a descrição completa pelo Wikipédia que dá sua classificação cientifica, nome popular e todas as características mais importantes sobre a planta.

Além disso poderá estar em contato com as descobertas de outras pessoas e também compartilhar as suas. Tornando tudo isso uma grande comunidade.

O Pl@ntNet funciona integrado com a câmera e o GPS do dispositivo, facilitando o acesso às fotografias já tiradas e o uso de seus recursos de escaneamento, ao mesmo tempo em que localiza a posição das publicações feitas por seus usuários.

O sistema Pl@ntNet baseia-se numa abordagem colaborativa, os utilizadores que pretendem identificar uma planta enviam uma ou mais fotografias dos seus órgãos (flores, frutos, folhas). através do aplicativo, suas imagens são analisadas e comparadas com aquelas que já estão no banco de imagens, utilizando algoritmos de identificação automática que decifram os padrões visuais nas fotos submetidas.

Isso pode agilizar muito o seu trabalho, não precisando mais esperar chegar na faculdade ou em casa para descobrir do que se trata aquela planta.

Você já conhece esse aplicativo? O que achou?

Se ainda não conhece, faça o teste, e comente abaixo o que achou dele.


Fontes:

TechTudo: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/plantnet.html

Pl@antNet: http://identify.plantnet-project.org/

 

Sobre o Autor

Beatriz Morais

Beatriz Morais é graduanda em Ciências Biológicas, Diretora do Blog Biologia para Biólogos, Organizadora do CONABio (Congresso Online Nacional de Biologia) e empreendedora digital. À frente do 1º CONABio, Beatriz reuniu 21 grandes expoentes da Biologia em âmbito nacional para palestrar no primeiro congresso online do Brasil direcionado para a carreira do(a) Biólogo(a). Apaixonada desde cedo pela biologia, sentiu uma grande necessidade de ação em prol da carreira do biólogo após entrar na universidade e foi ai que tudo começou. Buscou se informar com os maiores especialistas de cada área, artigos, livros, vídeos, tudo o que podia ajudar a conquistar seu objetivo: mostrar aos biólogos, estudantes e formados, oportunidades de carreira na biologia onde apenas você é responsável pelo seu resultado.