Leitura Recomendada

Consultório Sexual da Dra. Tatiana para Toda a Criação – Resenha

Consultório Sexual da Dra. Tatiana para Toda a Criação

Guia Definitivo da Biologia Evolucionária do Sexo

(Dr. Tatiana’s sex advice to all creation – the definitive guide to the evolutionary biology of sex)

 

A obra literária denominada de Consultório Sexual da Dra. Tatiana para Toda a Criação foi publicado em 2003 pela autora Olivia Judson, uma jornalista e bióloga evolucionária que utiliza o nome Dra. Tatiana como um pseudónimo para escrever o que antes era em formato de coluna no jornal e mais tarde virou este livro, sendo um best-seller internacional premiado.

O livro tem o intuito de revelar e informar, de modo divertido, o comportamento sexual das mais diversas espécies. Trata a importância do ato sexual para a existência das espécies da fauna e flora, como também trazendo ao debate as formas diversas como cada ser se reproduz.

A maneira como a autora expressa este tema também deixa mais interessante à leitura, pois o livro é repleto de cartas de animais preocupados com a suas formas um tanto “esquisita” de copular. E essas criaturas procuram a Drª Tatiana, que é a protagonista, para serem aconselhados. A obra é dividida em três partes (Parte I: Deixem passar as prostitutas da guerra!; Parte II: A evolução da depravação; Parte III: São os homens necessários? Em geral, mas não sempre), as partes são divididas em capítulos, ao todo são treze. Cada capítulo, por sua vez, tratará do modo das diferentes espécies se reproduzir.  Na Parte I envolve as questões que o macho ou a fêmea tem sobre si com relação ao momento sexual ou de atrair um parceiro. A segunda parte são os que no momento da reprodução se comportam de modo não convencional, são as espécies que matam seus parceiros ou ferem na hora ou depois de copularem, ou até mesmo estupram para procriar. A última, que é a terceira parte, traz situações onde gênero masculino é uma escolha, como no caso dos hermafroditas e entre outros casos. Citarei uma das cartas contida no livro, que relata o caso da espécie hiena-pintada (Crocuta crocuta):

Cara Drª Tatiana,

Sou uma hiena-pintada. O único problema é que tenho um falo grande. Não posso deixar de sentir que isso não cai bem para uma dama. Que há de errado comigo?

Pode-se fazer alguma coisa?

Para cada questionamento feito no livro por meio de cartas escritas (de modo fictício) pelos animais são respondidas e aconselhadas pela Drª Tatiana. E ao leitor a autora traz informações sobre os comportamentos sexuais das espécies.

Ao final a autora também aborda a origem do comportamento sexual, quais são as hipóteses de como surgiu o sexo como forma de deixar descendentes, de acordo com a teoria evolucionista de Charles Darwin. Finalizando com notas em que há outras referências para que o leitor possa se aprofundar mais no assunto.

Esse livro eu tive conhecimento através de uma professora da universidade em que exerci o curso de Ciências Biológicas em uma das disciplinas acerca de comportamento animal. Agradou-me bastante, do ponto de vista científico. A tradução em português não ficou muito clara, mas consegue-se compreender o que a autora queria passar. Confesso que alguns momentos, pelo modo como ela trata o assunto, chega ser constrangedor, contudo também confesso que a promessa de ser divertido e informativo a leitura que é dita na orelha no livro se cumpriu.

 

Sobre o Autor

Vanessa Roberta

Sou bióloga e curso especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental. A importância de escrever pro Biologia Para Biólogos para mim é poder compartilhar um pouco dos aprendizados que tive e continuo tendo como bióloga.

2 Comentários

Clique aqui para comentar