Diversos

Do it yourself: como fazer seu microscópio caseiro

Você é apaixonado por microscópio e sempre quis ter um? Agora você pode e você mesmo que vai confeccionar o seu.

Todos os dois modelos aqui do post são feitos utilizando materiais de refugo, ou seja, materiais que normalmente não apresentam valor e são geralmente descartados pelas pessoas.

Esse primeiro modelo de microscópio é especial, pois foi desenvolvido pelo meu amigo Jeferson Machado, graduado em Biologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. É um microscópio que tem toda a base montada com copinhos plásticos de sorvete.

Repare nas fotos que a luz de uma daquelas lanterninhas de camelô faz muito bem o papel da luz do microscópio. Para as objetivas são utilizadas lentes de microcâmeras de segurança (encontradas dentro de câmeras de segurança já inutilizadas).

Essas microcâmeras você pode achar em  lojas de informática, ou até mesmo em lojas de mecânicas nas quais essas câmeras são mandadas para algum reparo. Peça as pessoas do estabelecimento para que retirem as microcâmeras ao invés de jogá-las fora.

E vamos também precisar de um celular,  que vai te permitir visualizar as imagens com a câmera do aparelho e salvá-las. Da para montar uma biblioteca só com fotos de materiais visualizados com o microscópio, o que você acha?

O Jeferson usou um balde para dar suporte ao celular,que fica por cima desse balde e de tal forma que a câmera do celular fica por cima da microcâmara do microscópio, permitindo assim a visualização do seu material.

Anota aí os materiais: 

1 micrcrocâmera;

3 copinhos plásticos de sorvete (daqueles de Sunday);

1 lanterna pequena;

1 lâmina de microscopia;

1 tesoura ou estilete e faca;

Cola da marca Epoxi (Araldite).

Como fazer:

  • Primeiramente pegue um copinho e corte-o pela metade. Com o auxílio de uma tesoura ou estilete faça um furo  na base do copo suficiente para passar a lanterninha.
  • Pegue um copinho descartável inteiro e dentro dela posicione aquela metade do copinho que você furou, de modo que o furo fique para cima. Com a cola, cole esta metade no copinho que está inteiro.
  • Sabe aquela outra metade do copinho? Corte aquela borda superior e com o auxílio da cola, cole esta borda na borda superior do copinho inteiro que você tem. Essa borda vai servir de encaixe para o outro copinho inteiro que vamos usar.

A base do nosso microscópio vai ficar assim:

 

  • Agora pegue o outro copinho. Na base do copinho vamos fazer um furinho no qual vamos com o auxílio da cola, colar a nossa microcâmera com a lente voltada para cima.
  • Logo abaixo, vamos fazer dois cortes horizontais em forma de retângulo para encaixarmos a nossa lâmina, que servirá como base para posicionarmos o nosso material. A parte de cima do nosso microscópio vai ficar como mostra a imagem.

O microscópio vai ficar assim:

 

  • Para fazer o suporte para o celular vamos precisar de um balde alto o sufuciente para cobrir o microscópio. Para que possamos posicionar a câmera do celular sobre a microcâmera , na base do balde recorte um quadradinho como esse.
  • Na lateral do balde, o Jeferson decidiu cortar uma janela que permite a visualização do nosso equipamento.

E inclusive é uma boa ideia para você professor de Ciências e Biologia incrementar suas aulas, o que acha? Solte sua criatividade!

Olhe alguns cliques do Jeferson e o que ele conseguiu observar no microscópio:

Olhe as cores do olho do mosquito

 

Aparato sugador picador de mosquito

 

Quando o Jeferson olhou o mosquito ele ainda estava se mexendo, olha só!

O segundo modelo é também bem fácil de fazer.

Você vai precisar de:

Barras enroscadas (compradas em lojas de material de construção);

Placa de mdf;

Placas de acrílico;

Porquinhas;

Porcas do tipo borboletas;

roelas;

1 lanterninha pequena;

1 lente de laiser ou DVD queimado.

E uma dica importante: Na hora de furar as peças você pode pedir no próprio local onde comprou as placas de mdf para fazer os furos, caso você não tenha uma furadeira. Esses vídeos mostram como fazer:

E esses são alguns clicks meus durante uma intervenção do projeto “O uso de diferentes recursos didáticos no ensino de Citologia”, coordenado pela professora Kyvia Lugate. Nessa intervenção utilizamos esse microscópio para mostrar lâminas histológicas do aparelho reprodutor masculino de um rato Wistar.

Ao fim do projeto, os microscópios foram doados para a escola a fim de incentivar os professores de Ciências e Biologia a utilizar o material em aulas práticas, despertando o interesse dos alunos pela microscopia.

Então, partiu fazer esses modelos e testar?


Referências:

  • https://www.youtube.com/watch?v=7WPWAkIDs-8
  • https://www.youtube.com/watch?v=KpMTkr_aiYU&list=PLAUL-9tBvZ0lPhcPVYqqNx2F1KP4gdERV

Sobre o Autor

Priscila Gonçalves Silva

Sou uma graduanda apaixonada por células e trabalho com pesquisas na área da histologia e da toxicologia experimental. Mas tenho ainda uma outra inspiração: escrever! Escrever sobre o que vivemos e ensinar para outras pessoas o que aprendemos é o que nos faz melhores e o que nos move! E sobre você, o que te move e te inspira?

6 Comentários

Clique aqui para comentar