Documentários

O Ponto de Vista das Formigas

Você já imaginou como é a vida de outros seres? Como é a vida de uma formiga por exemplo? Sim? Então você vai gostar desse documentário.

Apesar de pequenas as formigas já mostraram que são capazes de fazer feitos extraordinários, como capturar insetos maiores, carregar 10 vezes o seu peso e sobreviver a enchentes devastadoras.

O que torna isso possível? Sua união.

Cientistas estudam a capacidade de organização das formigas, pois apesar de ter capacidade de viver sozinhas elas preferem viver em sociedade, com divisões claras do trabalho.

Um sistema de castas faz a divisão por rainha e operárias, designando suas funções. E o mais incrível: a grande capacidade de comunicação por meio de feromônios, comum a todas elas.

Um milhão de insetos, uma única criatura. Quando formigas se unem o indivíduo desaparece e o grupo transforma-se em um único ser. Os cientistas chamam isso de super-organismo.

Por isso trago o fascinante documentário O Ponto de Vista das Formigas:

Sobre o Autor

Beatriz Morais

Beatriz Morais é graduanda em Ciências Biológicas, Diretora do Blog Biologia para Biólogos, Organizadora do CONABio (Congresso Online Nacional de Biologia) e empreendedora digital. À frente do 1º CONABio, Beatriz reuniu 21 grandes expoentes da Biologia em âmbito nacional para palestrar no primeiro congresso online do Brasil direcionado para a carreira do(a) Biólogo(a). Apaixonada desde cedo pela biologia, sentiu uma grande necessidade de ação em prol da carreira do biólogo após entrar na universidade e foi ai que tudo começou. Buscou se informar com os maiores especialistas de cada área, artigos, livros, vídeos, tudo o que podia ajudar a conquistar seu objetivo: mostrar aos biólogos, estudantes e formados, oportunidades de carreira na biologia onde apenas você é responsável pelo seu resultado.