Sustentabilidade

O que é Consumo Consciente?

O que você pensa quando escuta o termo “consumo consciente”? Para você parece algo difícil de se seguir? Você acha que não interfere no futuro do planeta ou no seu próprio bem estar?

Define-se por consumo consciente toda e qualquer ação de consumo que leve em conta noções de sustentabilidade, ou seja, comprar apenas o necessário, escolher marcas verdes, diminuir o uso de descartáveis.

Atualmente consumimos cerca de 30% a mais dos recursos que o nosso planeta consegue repor. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, se continuarmos nesse ritmo  em menos de 50 anos serão necessários dois Planetas Terra para atender todas as nossas necessidades de água, energia e alimento.

Ou seja, nesse ritmo, em breve nosso planeta não sustentará mais nossa forma de vida e entrará em colapso. Por isso foi iniciado uma prática chamada de Consumo Consciente. Já que nós, humanos, somos seres consumistas, que esse consumo ao menos seja feito de forma responsável.

consumo-consciente-1-biologia-para-biologos

Para um estilo de vida consciente temos os 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Repensar

Repensar em ações do nosso cotidiano que tenha ligação direta com produção de lixo. Desperdício de alimento e recursos (água e energia), degradação do meio ambiente, emissão de poluentes…

Reduzir

Reduzir a produção de lixo, o consumo de alimentos, de descartáveis, plásticos, isopor, de energia, água, agrotóxicos, poluentes…

Reutilizar

Buscar alternativas de reutilização de utensílios domésticos, roupas, embalagens plasticas, papel, frascos de vidro, moveis…

Reciclar

Investir em postos de reciclagem de  plásticos e papeis, reciclagem de água das chuvas, águas da torneira que seja possível a despoluição…

Todo consumo causa impactos na economia, nas relações sociais, na natureza e , é claro, em você. Ao ter consciência desses impactos e buscar formas de reduzi-los na hora de consumir e descarta-los você está contribuindo diretamente para construir um mundo melhor.

consumo-consciente-biologia-para-biologos-2

Então para atingir um consumo consciente é importante lembrar sempre os 4Rs. Na hora de fazer a “feira do mês” buscar marcas que incentivem a produção verde, que não emitam gases tóxicos no meio ambiente, que não utilizem agrotóxicos, utilizem material reciclável.

Em relação a frutas e verduras, é importante que sejam compradas em menor quantidade e mais vezes. Como assim?

Quando compramos uma grande quantidade de frutas e verduras nessas “feira do mês” sempre acabamos jogando fora muitos alimentos, aumentando a quantidade de lixo no ambiente e incentivando a produção desenfreada de alimentos em larga escala.

Então o ideal é comprar em feiras orgânicas, apenas quando é necessário e na quantidade necessária. Buscar também comprar no comércio local, para que aumente a renda da sua cidade e incentive a produção verde de tais alimentos.

Ao comprar eletrônicos é importante que você pensa antes se de fato está precisando daquilo, se não apenas vaidade e mesmo se for, que o descarte do antigo aparelho (se tiver) seja feito adequadamente e novamente buscar marcas que não degradem o meio ambiente, que não utilize trabalho com mão-de-obra barata e que não lancem metais pesados no ambiente.

O mesmo vale para móveis, material escolar, material de escritório, material automotivo, buscar sempre o carro/moto que consuma o mínimo de gasolina e lance o mínimo de poluente, não desperdiçar água, energia, alimentos, etc.

reutilize-recicle-consumo-consciente-biologia-para-biologos

Além do consumo consciente na hora das compras também temos outros fatores decisivos que são a reutilização e a reciclagem.

Nem tudo o que jogamos no lixo são de fato lixo.

Muitos objetos que descartamos podem ser reutilizados de outras formas, por exemplo:

Utilização de garrafas pet para construção de hortas verticais, sistema de irrigação de jardim, produção de vassouras, bolsas, carteiras, decoração, vasilhas de alimentação para cães e gatos de rua…

Utilização de garrafas de vidro como jarro, como luminárias, decoração, lustres…

Utilização de panelas e talheres velhos para jardinagem, luminárias, jarros, porta chaves, decoração…

Roupas para customização de brinquedos, outras roupas, colchas de cama, toalhas de mesa…

Enfim, praticamente tudo o que temos pode ser reutilizado e reciclado e a melhor parte disso? Podemos não só economizar como também ganhar dinheiro com isso.

 consumo-consciente-biologia-para-biologos-4

Muitas pessoas acharam na reciclagem e na reutilização uma ótima fonte de renda. Através da criatividade elas transformam o que para muitos é lixo em arte e tiram disso seu sustento. Você então pode fazer isso também. Pode também doar ou vender a menor custo esses produtos para pessoas mais necessitadas que possam fazer o reaproveitamento adequado.

consumo-consciente-biologia-para-biologos-5

Tão importante quanto o consumo consciente é também o descarte consciente. Separar adequadamente o lixo, saber o descarte correto de pilhas, remédios, eletrônicos, matéria orgânica, plásticos e papeis é um ponto crucial para a manutenção da vida no planeta.

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

consumo_consciente-biologia-para-biologos-7

Portanto, você é capaz de decidir se o nosso planeta continuará vivo daqui a 50 anos ou não. Eu, você, todo nós somos responsáveis pelo que consumimos, como consumimos, de quem consumimos e como descartamos e se fizermos isso de forma responsável estaremos cuidando não só do nosso futuro como do nosso planeta e das futuras gerações.

Pense consciente, aja consciente e seja parte da mudança que você espera pro mundo.

Sobre o Autor

Beatriz Morais

Beatriz Morais é graduanda em Ciências Biológicas, Diretora do Blog Biologia para Biólogos, Organizadora do CONABio (Congresso Online Nacional de Biologia) e empreendedora digital. À frente do 1º CONABio, Beatriz reuniu 21 grandes expoentes da Biologia em âmbito nacional para palestrar no primeiro congresso online do Brasil direcionado para a carreira do(a) Biólogo(a). Apaixonada desde cedo pela biologia, sentiu uma grande necessidade de ação em prol da carreira do biólogo após entrar na universidade e foi ai que tudo começou. Buscou se informar com os maiores especialistas de cada área, artigos, livros, vídeos, tudo o que podia ajudar a conquistar seu objetivo: mostrar aos biólogos, estudantes e formados, oportunidades de carreira na biologia onde apenas você é responsável pelo seu resultado.