Animais Silvestres

Tráfico de Animais Silvestres, o que fazer?

O Tráfico de Animais Silvestres hoje é a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas e que muitas vezes estão interligadas.

Um dos fatores que mais influencia para esse crescimento é a falta de fiscalização por parte das autoridades. O problema não está nas leis de regulamentação e criminalização, mas na execução dessas leis. A negligência por parte dos profissionais é um fator crucial para o controle desse crime.

Todos os anos mais de 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente de seu habitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal.

No Brasil, existem duas leis e um Decreto que regula a questão: Lei 5.197/67, Lei 9.605/98 e Decreto n° 3.179/99, porém o ultimo foi revogado pelo Decreto nº 6.514.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da faliria silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

 Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Ajude a fiscalizar e resgatar esses animais. Procure se informar sobre o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) da sua região, tenha sempre em mãos o número do CIPOMA, do Ibama e do CPRH. A denúncia é a maior arma contra esse crime, então esteja sempre com os números de denúncia em mãos e denuncie.

Lembre-se, lugar de animal silvestre é na natureza, ajude a melhorar a vida desses bichos.


Você quer trabalhar com animais silvestres? Sabe por onde começar? Nessa quinta, 08 de junho, às 20h vamos te dar uma aula gratuita, ao vivo e online.

Para se inscrever é só clicar AQUI.


Números para Denúncia:

CPRH PE – (81) 3182.8923

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – PE – (81) 3184-7900

Ibama – 0800-61-8080

http://www.ibama.gov.br/ (Você pode fazer uma denúncia pelo site.)

Polícia Militar – 190 (A polícia militar possui uma equipe especializada no crime ambiental, o CIPOMA)


Fontes:

Direito Ambiental: https://direitoambiental.wordpress.com/2010/05/22/trafico-de-animais/

WWF: http://www.wwf.org.br/participe/acao/denuncie/

 

 

Sobre o Autor

Beatriz Morais

Beatriz Morais é graduanda em Ciências Biológicas, Diretora do Blog Biologia para Biólogos, Organizadora do CONABio (Congresso Online Nacional de Biologia) e empreendedora digital. À frente do 1º CONABio, Beatriz reuniu 21 grandes expoentes da Biologia em âmbito nacional para palestrar no primeiro congresso online do Brasil direcionado para a carreira do(a) Biólogo(a). Apaixonada desde cedo pela biologia, sentiu uma grande necessidade de ação em prol da carreira do biólogo após entrar na universidade e foi ai que tudo começou. Buscou se informar com os maiores especialistas de cada área, artigos, livros, vídeos, tudo o que podia ajudar a conquistar seu objetivo: mostrar aos biólogos, estudantes e formados, oportunidades de carreira na biologia onde apenas você é responsável pelo seu resultado.