Congressos

Tudo o que aconteceu no XIII CEB e III EcoEvol!

O XIII Congresso de Ecologia do Brasil e o III International Symposium of Ecology and Evolution ocorreram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – campus Viçosa (MG), nos dias 08 a 12 de outubro de 2017 e possuíram como tema “Múltiplas ecologias: evolução e diversidade”.

A UFV acumula desde sua formação grande experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão, possuindo por tradição a área de Ciências Agrárias, a qual é a mais desenvolvida, que é respeitada no Brasil e no exterior.

Além da ênfase nessa área, a universidade vem se expandindo em demais áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes. Na pós-graduação em Ciências Biológicas, a UFV possui maior qualificação em Ecologia e Fisiologia Vegetal.

Os simpósios, plenárias, mesas redondas e minicursos do XIII CEB e do III EcoEvol ocorreram simultaneamente em diversos prédios/departamentos da UFV. O evento contou com a realização de 25 minicursos, dentre os quais alguns com conteúdo prático.

Além disso, o evento contou com a realização de 9 plenárias, realizadas por pesquisadores das universidades de Liverpool (Reino Unido), Minas Gerais, Pernambuco, Lincoln (Reino Unido), Campinas, Amazonas, Goiás, Michigan (EUA) e New York (EUA).

Ocorreram 40 mesas redondas realizadas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre diversos assuntos de comportamento animal, botânica, mudanças climáticas, diversidade, educação ambiental, dentre outros. O evento contou com a inscrição de mais de 2 mil pessoas.

Os resumos, painéis e apresentações orais apresentadas no evento abordaram as seguintes áreas temáticas: ecologia de populações, ecologia de comunidades, ecologia de ecossistemas, evolução, filogenia, filogeografia, biogeografia, estatística ecológica, macroecologia, ecofisiologia e anatomia, ecologia comportamental, biologia da conservação, interações ecológicas, histórias de vida, ecologia aplicada, educação ambiental, ensino de ecologia e evolução, ecologia humana, ecologia urbana e epigenética. 1291 pôsteres foram apresentados no evento.


Confira no link http://anais.ecologia2017.com.br/trabalhos.htm os anais do evento e os trabalhos apresentados.

Links relacionados:

https://www.ufv.br/

www.posbotanica.ufv.br 
www.posecologia.ufv.br

Sobre o Autor

Mariana Côrtes

Graduanda em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estagiária no Centro de Transposição de Peixes da UFMG, atuando principalmente na área de Ecologia. Nos dias atuais, de incrível velocidade e muitos megabites, o grande volume de informações científicas produzido diariamente faz qualquer um de nós ficar desatualizado num piscar de olhos. Trabalhar num blog que tem por objetivo partilhar as informações e divulgar o conhecimento científico é um desafio instigante para mim.